6.27.2008

com flores na cabeça



a tentar retomar as encomendas que tinha deixado há um tempo, porque as forças faltaram

obrigada por haver amigos

6.25.2008

a saudade tem a cor dos teus olhos





A Carícia da borboleta é um livro delicioso de Christian Voltz, editado pela Kalandraka (blog).
Delicioso como todos os seus livros pela genial simplicidade do argumento como pelas magníficas ilustrações. É um livro que aborda a temática da morte, sugerindo a ideia de que aqueles que morrem e nos são próximos permanecem sempre, mas sempre junto de nós.
A forma expressiva com que Christian Voltz dá vida às personagens, e neste caso uma apenas a traço, apela a múltiplas leituras, com pequenas nuances.

Porque a morte faz parte da vida e não vale a pena esconder-lhes, um outro livro que já tinha mencionado aqui

O Rapaz Que Aprendeu a Voar, editado pela D. Quixote, com texto de Alexandre Honrado, e ilustrações de José Miguel Ribeiro conta a história de um rapaz que tem saudades do avô, que pensa que este voou para longe, pois era o seu sonho. Um texto marcadamente metafórico, é um convite ao sonho, ao voo. Um elogio à imaginação pois este rapaz aprende que para saber voar tem de se deixar levar pelos sentimentos.

6.19.2008

a árvore das folhas A4





Baseado no livro «A árvore das folhas A-4», de Carles Cano e Carlos Otin, da Kalandraka, que narra a história de uma árvore que na Primavera resolveu vestir-se de folhas A-4, causando algum burburinho na floresta, afastando todos os animais, não todos, os pássaros esses permaneceram e deliciavam-se com as histórias que as folhas contavam entre si.

O workshop será acompanhado de uma árvore tri-dimensional, que representa a personagem desta narrativa. As crianças serão divididas em dois grupos, o pré-primário que vai ilustrar os pássaros que nela habitam e o primeiro ciclo que irá ilustrar as folhas A4. No final os trabalhos serão integrados na própria árvore

Este workshop não só pretende sensibilizar as crianças para o livro enquanto objecto artístico mas também para o importante património natural que a floresta integra, sobretudo no plano ambiental.

mais fotos aqui

6.11.2008

um serão minhoto





Acabada a ceia, juntam-se os vizinhos para o serão. Aconchegados pelo calor da braseira tecem diálogos cruzados. Por aqui renda-se, remenda-se, cose-se ou fia-se. Risos. Risos também de vinho. Chega a hora das rezas, aos santos, aos protectores das sementeiras, aos patronos dos animais. Pede-se. Pede-se muito. Pelos deste mundo e talvez por outros. Uma salve-rainha encerra este ciclo abrindo de novo espaço para risos, ironias, canções de afectos carregadas muitas vezes de grande erotismo.
As horas caem uma a uma, de repente, o silêncio cobre as vozes e cada um lentamente se despede e some na noite fria.

O livro «Cancioneiro Popular Português» de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça é o resultado de dois anos de intenso trabalho de Giacometti – o qual, ao longo de mais de duas décadas, percorreu o nosso país, de Norte a Sul. Com ilustrações de Manuel Rosa e Hipólito Clemente é uma das mais completas obras do género.
Editado pelo Circulo de Leitores em 1981.

Minho é lançado hoje na livraria Trama pela Serrote (a comprar)

who´s afraid




Inspirado no clássico de Sergei Prokofiev, João Paulo Cotrim e João Fazenda recriam e reinventam Pedro e o Lobo, num magnífico trabalho de colagens bem ao espírito do Construtivismo russo .
Editado pela Assírio e Alvim em 2007, A história secreta de PEDRO E O LOBO, pode ser vista no Auditório Municipal Augusto Cabrita até 31 de Julho.

O desenho do Capuchinho Vermelho e de um outro lobo pertence ao Manel.

6.02.2008

E aqui tão perto




A Fundação António Prates em Ponte de Sor acolhe até ao dia 31 de Julho a exposição "Picasso: La La multiplicidad del vértice. Uma exposição organizada pelo MEIAC (Museu Extremenho e Iberoamericano de Arte Contemporânea) que inclui mais de quarenta obras pertencentes à produção gráfica de Picasso, entre 1930 e 1970.
Dentro das obras expostas destacam-se as gravuras da «Suite Vollard», nome associado ao marchand Ambroise Vollard

«Picasso for Vollard» , Harry N. Abrams, Inc., 1956, foi comprado na que podia chamar de «minha livraria».
Comecei a ir à Galileu com três anos levada pela mão da minha mãe ou do irmão mais velho, dois apaixonados por esta coisa que são os livros.
Anos mais tarde e com muitas tardes gastas entre amontoados de livros e de pó, descobri os livros mais deliciosos da minha vida

E porque sabe bem ouvir histórias

«Letra Pequena» uma secção do Público vê agora as escolhas de Rita Pimenta saltar para a net, a escolha desta semana vai para o livro “O Mundo num Segundo” , da Planeta Tangerina

6.01.2008

feira do livro




Com todo o corre, corre que foram as horas passadas na Texto, ou melhor na Leya, a ver amigos, amigos que não via há muito tempo, desconhecidos que se tornaram conhecidos, conhecidos que se tornaram amigos, crianças nossas, crianças dos outros, telefonemas com um desculpa mas não posso ir, desculpa estou atrasado ou ainda aí estás, mimos para mim e para ele, conversas alheias que nos fizeram rir.
E com este corre, corre restou pouco tempo para mim e para uma infindável lista de como agora é trend dizer de wishes. Sim faço listas numa tentativa organizada de o ser ou de me convencer que o sou, ou pelo menos que gostava de o ser.

Os escolhidos foram “coração de mãe”, Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho, Planeta Tangerina, porque saltei de Maria-rapaz para uma mãe-galinha.
A casinha de Chocolate” dos irmãos Grimm numa edição reinventada pela editora Kaladraka, com as fabulosas ilustrações de Pablo Auladell
O Rapaz Que Aprendeu a Voar, da D.Quixote, não só pelo texto de Alexandre Honrado, mas pelas ilustrações de José Miguel Ribeiro alguém que ainda gosta de sujar as mãos
Tratado do Esquecimento. De Marina Palácio, Edições Afrontamento, por ser uma espécie de caixa de Pandora

Faltou uma conversa menos fugaz com a Carla, uma ida à Tinta da China, Assírio & Alvim, Guimarães, Porto Editora, Guerra & Paz e à Relógio d’Água e à tenda dos fins de catálogo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...