7.17.2008

companhias



O bom dos livros é que as histórias não se encerram nas páginas, vivê-las para além da imaginação, recriar e poder associar outros elementos que os ajudem a fortalecer e a criar laços é uma tarefa árdua, mas que no fim saímos nós mais fortes.

O livro da avó de Luís Silva editado pela Afrontamento

7.15.2008

jardins móveis





«Todas as crianças nascem artistas, mas a dificuldade está em continuar a sê-lo quando crescem». Muitos são os oradores que usam esta frase de Picasso tentando tornar o lugar escola mais criativo.

Já tinha falado dela e antes que terminasse lá fomos. Conhecia este período a que se designa por Suite Voillard, por ter sido uma encomenda do marchand Ambroise Vollard, mas vê-los de perto tem de facto outro sabor. Dividida em quatro temas, o atelier do artista, o Minotauro, Rembrand e Balzac, tendo em 1937 e a fechar este ciclo a inclusão de alguns retratos de Vollard.
Encontram-se ainda gravuras, água-fortes, que vão até ao fim da década de 60.

Apesar da imponência do nome, fiquei foi deslumbrada com o espaço, que vale a pena voltar a visitar simplesmente pelo prazer de o desfrutar.
Cortinas de água e os fabulosos jardins móveis de Leonel Moura, que permitem a pequenos e a crescidos reorganizar e recriar os seus ambientes, num fabuloso jogo de formas e cores

7.14.2008

de Castro



De arquitectura medieval trecentista, mandado erigir por D. Pedro I, no ano de 1359.
Distingui-se dos outros castelos de cariz militar pelo facto de se encontrar situado em terreno plano mesmo no centro da vila. Propriedade da Casa de Bragança era utilizado por estes por altura das suas deslocações a esta região, tornando-o essencialmente num castelo com função residencial.

Depois de catorze anos fechado reabre ao público de cara lavada, com toques de modernidade e uma exposição de Maria Leal da Costa sob o tema Inês, a visitar até 30 de Setembro

7.07.2008

«Eu espero»





Há muito tempo que estava numa das minhas infindáveis listas de livros desejados, agora chega-me às mãos pela Bruáa, que em duas publicações promete ser uma editora de referência.

Quando somos pequenos espera-se, espera-se tudo, mas essencialmente espera-se pequenas coisas.
«Eu espero» é um livro de Davide Cali, um dos mais conceituados escritores de livros para a infância, que de uma forma simples narra a história da vida, do nascimento à morte, de pequenos grandes nada ou de grandes pequenos tudo.

Um fio vermelho conduz-nos nesta narrativa acompanhado do traço simples do ilustrador francês Serge Block, que numa entrevista dada à editora brasileira CosacNaify diz isso mesmo «simpler is stronger», uma espécie de ideal da escola Bauhaus «less is more».

mais aqui

7.03.2008

porque é assim



de risos, de choros, de alegrias, tristezas, amores e desamores, de vida e de morte, de tudo um pouco e é também aos poucos que no meio da tua ausência eu vou retomando o trabalho

mais aqui

7.02.2008

pique-nique



Estávamos no início dos anos 90 quando tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Victor Palla e Bento de Almeida, duas figuras de peso na cultura portuguesa que marcaram a segunda metade do século XX.
Ambos arquitectos, mas de uma intensa e plurifacetada actividade. Integram o movimento Modernista (1922-1938), que ía dando os seus primeiros passos em Portugal.
Partilham um atelier durante 25 anos e o seu trabalho conjunto é projectado à escala de uma nova Cidade.
Pioneiros na concepção e realização de snack-bares, como o «Galeto», na Avenida da República, o «Galão» em Alcântara e o «Pique-Nique», no Rossio, o «Términus», «Noite e Dia».
Estes espaços tornaram-se, nessa época, autênticos ícones para a população lisboeta, forjada nos novos valores modernos e funcionalistas da arquitectura do Estilo Internacional (1948-1961). Espaços estes que associavam a agradabilidade do meio envolvente a refeições rápidas, a baixos preços.

Na foto: azulejo original do «Pique-Nique» oferecido e assinado por Bento de Almeida e na falta de site do Museu Nacional do Azulejo, podemos ir espreitando a sua actividade aqui

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...