8.30.2010

já nos escaparates



numa espécie de fio da navalha, percebi não só o quão insignificantes somos, como a VIDA PODE MUDAR NUMA NOITE. que o que achamos ter por mais certo, cai por terra, mas que também existem e temos anjos da guarda e não me refiro a uma possível crença, refiro a pessoas reais, família e amigos verdadeiros.

o nosso livro já anda pelas Fnacs e está lindo

dedico-o ao sr. João que tem "alimentado" o meu trabalho nestes anos com papéis e materiais magníficos e que de um momento para o outro se vê sem uma perna.

a 220ºC





a menos de uma semana do lançamento do livro "O Alfabeto Trapalhão" editado pela Gatafunho e escrito por Lurdes Breda, podemos dizer com alguma segurança que entrou finalmente no forno, depois de muitos tempos e contra-tempos.

com prazos mais alargados e numa versão mais letárgica, vão saíndo novas ilustrações para a Pais e Filhos e outras que só poderei mostrar no fim de Setembro

ainda um novo livro para a Trinta por Uma Linha, mas que tb só começarei a mostrar alguma coisa em meados de Setembro.

8.17.2010

do som do mar





"Nunca conseguiu viver longe do mar. (...) Aprendera, também, que o mar, aquele mar - tarde ou cedo - só existiria dentro de si, como uma dor afiada, como um vestigio qualquer a que nos agarramos para suportar a melancólica travessia do mundo (...) Recorda somente o que ela lhe disse (...) - Tens nos olhos a cor triste do mar que perdeste. (...)
Al Berto in "O Esconderijo do Homem Triste", O Homem Mudo

de volta à casa que tenho hoje como minha, fica a saudade do tempo em que a minha casa se espraiava nas ondas. onde não se avistava o canto da terra. voltamos, com uma dada vontade de partir de novo.

a casa, é uma peça lindíssima da Joana Mateus e que infelizmente, ela pouco tem divulgado. obrigada

8.11.2010

coisas boas



enquanto aguardo que a gráfica onde vai ser impresso o novo livro diga de sua justiça, para poder ir a banhos de "cabeça limpa", outra gráfica, de quem somos clientes há alguns anos, touxe-nos um fantástico caixote com 47 novos livros, que para delícia de ambos, não temos feito outra coisa que é desfolhá-los.

uns são de edições recentes, mas confesso que me perdi por umas edições mais antigas, como é o caso desta parceria que desconhecia.

aqui tinha referido o trabalho fantástico de Alain Grée, mas desconhecia que ele tinha produzido alguns livros com outros ilustradores, nomeadamente com o irmão Gerard Grée e um amigo Luis Camps. Nasce assim com ideia e alguns esquiços de Grée uma colecção a quatro mãos, em que de facto as ilustrações perdem a riqueza e a beleza dos desenhos com que Alain Grée nos habituou, mas com a mesma imaginação, inicialmente editado pela Desabrochar no início dos anos 80, acaba nas mãos da Porto Editora, no final da mesma década.

para quem quiser ler, uma entrevista onde Grée explica esta paixão que é a arte de ilustrar e as simultâneas parcerias que fez.

8.01.2010

amesentar



depois de uns bons meses de ausência rumámos a Estremoz, a manhã previa mais um dia de calor. a feira não era a mesma feira que eu tanto gosto e que tantas vezes falo aqui. eram mais os turistas incautos do que os feirantes. a passos que se queriam um pouco mais pequenos percorreu-se o caminho bem mais depressa do que o costume.

porque o tempo era muito e metade do caminho estava feito, decidimos rumar a outras paragens, talvez a um dos meus restaurantes preferidos, em Vila Fernando, a Taberna do Adro, onde guardo memórias, muitas, de sabores, de sentimentos, de pessoas diferentes. apesar de lá ter estado há pouco tempo, ontem pedi o livro que há 7 anos, grávida de pouco mais de 4 meses e na companhia de um casal amigo, saudámos a vinda do Manel. sorriu.

o calor mostrava-se no seu pico, poucas eram as casas que deixavam ver as suas portas, pedaços de panos agitavam-ve numa imaginária brisa. leve. tão leve como agora me sinto com a sensação de dever cumprido, de um livro pronto para seguir viagem. leve mas esvaziada, porque cada ilustração leva de mim uma parte. desta vez, também dele.

mais fotos aqui

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...